O Programa Toque de Letra

Realizado pela Liga do Desporto em parceria com a Secretaria de Educação, onde desenvolvemos no aluno a individualidade e a coletividade com a prática desportiva, promovendo o aperfeiçoamento das habilidades técnicas (fundamentos) e motoras (valências ou capacidades física), proporcionando a seus praticantes a obtenção dos requisitios básicos para o pleno desenvolvimento das atividade propostas, bem como incentivar o trabalho em equipe, csociabilização, interação entre eles e estimular a participação nas escolas, além de promover a diminuição da evasão escolar. Pois entendemos que o esporte também é uma ferramenta para a educação. Hoje o programa atende aproximadamente 60 escolas municipais e são 3 C.E.U.s (Centro Educacional Unificado), totalizando a participação de 6mil crianças.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Iniciativa na rede de ensino municipal de Guarulhos muda a vida de alunos do bairro Jardim Aracilia


Em 2010 a EPG - Escola Inez Rizzatto Rodrigues que faz parte da rede municipal de ensino da cidade de Guarulhos entrou para a família do projeto Toque de Letra. O responsável pela escola é o diretor João Augusto Pereira da escola participou de um concurso internacional nos Estados Unidos, depois de selecionado entre 60 outras instituições de ensino, o projeto do diretor João foi escolhido para receber o prêmio de melhor projeto esportivo. Com o valor do cheque que ganharam na competição, compraram aparelhos de ginástica artística e de judô.    
Após um ano da chegada do Toque de Letra da escola, o professor de educação física Itamar Itsuo Hirata, notou que o número de crianças aumentava a cada dia. Devido ao sucesso do projeto propôs ao presidente de Liga do Desporto e também autor do projeto Toque de Letra, Jean Gaspar de iniciar um projeto de Ginástica Artística na Escola Inez Rizzatto Rodrigues. O presidente abraçou a ideia! Iniciando ainda naquele ano de 2010 a Ginástica Artística para todas as crianças interessadas em participar.  
“O conteúdo da Ginástica Artística tem sido aplicado de forma mista, utilizando elementos de forma tradicional e lúdica alternadamente é isso que mantém a motivação dos alunos em alta sempre são as brincadeiras e desafios que podemos propor nesta modalidade e devemos fazer isto sempre”, segundo  Itamar. 
O projeto iniciou com 35 alunos, a procura foi e ainda é enorme, em 2011 após um ano, atingiu a marca de 70 alunos e uma fila de espera. O professor Itamar comenta a importância de trazer os jovens para o esporte.
“A fila de espera desperta no aluno um interesse maior em fazer parte da equipe do  projeto e não faltar na aula, isso que é muito importante”, professor Hirata.  

Participar do 1º festival de Ginástica Artística de Guarulhos foi importante, evento realizado pela Liga do Desporto em junho de 2010, levando poucos alunos e atraindo a atenção dos demais colegas da instituição. No segundo semestre juntou um número maior de participantes da escola, com mais 30 alunos no Troféu de Ginástica Artística
“Os campeonatos, festivais e torneios levam as crianças um mundo que elas nunca vivenciaram e também ajuda no seu crescimento como cidadão”, diretor da EPG Inez Rizzatto Rodrigues apoiando a participação no 2º Festival de Ginástica Artística que será realizado amanha dia 21 de maio de 2011.

Escrito por Christian Vieira e Débora Ortolani

Nenhum comentário:

Postar um comentário